quarta-feira, 1 de abril de 2009

Sim, o desperdício vem sendo alto, e a utilização, por vez, desnecessária.

O planeta Terra é o único em que se encontra água no estado líquido. Sendo assim, ¾ partes da superfície terrestres são compostas de água, porém a maior parte não está disponível para o consumo humano.
Todavia, 97% desse todo é água salgada, encontrada nos oceanos, mares, 2% concentradas nas geleiras, inacessíveis para o nosso uso, restando 1% de água doce para nosso consumo, que para nossa surpresa, desse 1% acessível, 97% estão armazenadas em fontes subterrâneas, assim sobrando 3% nos lagos, rios, etc.
É importante lembrar que, o Brasil possui uma das maiores bacias hídricas do mundo, possuindo ainda a maior reserva de água doce subterrânea, o Aqüífero Guarani, contando com 1,2 milhão km².
Enfim, a questão não é a escassez da água, pois água é “o que não nos falta”. A questão é o consumo da água pelo seres humanos, que atualmente está sendo incontrolável e por vez, desnecessário em algumas partes.
O desperdício da água vem sendo alto de uns tempos para hoje. O ser humano necessita da água para tudo, afinal é como se a água fosse um tronco que da origem a todos os bens necessitados por nós atualmente.
Portanto, antes de querermos provocar uma reflexão sobre o desperdício da água no mundo, primeiramente temos que começar a mudar nós mesmos, de que forma? Não desperdiçando a água, não utilizando com algo desnecessário, pois é dando exemplos que aprendemos. Afinal, não queremos que aconteça um desastre ainda maior para que nos demos em conta que uma medida precisa ser tomada.

Júlio César.

Nenhum comentário:

Postar um comentário