quarta-feira, 1 de abril de 2009

Preservar é preciso

Infelizmente no mundo em que vivemos hoje temos um grave problema que pode prejudicar nossos filhos ou netos. A futura falta de água no planeta terra.
Muita gente que tem acesso a pouca informação pensa da seguinte forma: “Se o planeta tem muita água e a quantidade de água pouco varia, por que a gente tem de se preocupar em economizar água?” Por 2 razões.
Primeira: só 1% da quantidade de água na terra é de beber. Cerca de 97% da água do planeta é salgada, descontando também a água congelada dos pólos, o que sobra para matar nossa sede? Menos de 1%.
Segunda: a água potável nem sempre esta onde estão as pessoas.
Esta má utilização da água ocorre por falta de informações que poderiam ajudar as pessoas a se conscientizarem e estarem à parte quando o assunto é falta de água no planeta terra.
Muitas pessoas, principalmente as de mais idade, lavam a calçada de suas residências um dia sim outro não, sem necessidade e muitas não fazem nem idéia que a cada 15 minutos são desperdiçados 279 litros de água. Se a pessoa quer sempre “limpinha” sua casa pode muito bem varrer e lavar a calçada uma vez ao mês.
Podemos ajudar a poupar nossa água economizando na hora de tomar banho, lavar a louça, lavar o carro, escovar os dentes e também apagar as luzes dos cômodos em que você não precisa de luz, pois 90% da eletricidade de nosso planeta são geradas pelas forças das águas, pois economizar eletricidade é também economizar água.
Com o passar do tempo a água vai se tornar um privilégio para poucos, e com isso ocasionando brigas e mais brigas. Já imaginou se há algumas décadas a água seja a grande causadora da guerra mundial? Isso infelizmente não esta longe de acontecer, pois a água em alguns luares já esta sendo chamada de Ouro.
Compreender que somos filhos da terra e das águas é muito importante para reforçar o sentimento de gratidão e de cuidados para com a natureza.
Na próxima vez que você andar na chuva, para e pense: um pouco de água que cai sobre você já circulou pelo sangue dos dinossauros e estava nas lagrimas de crianças que viveram a milhares de anos atrás.

Isabela Cristina de Souza Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário