terça-feira, 31 de março de 2009

S.O.S PARA A ÁGUA

A maior parte do nosso planeta é formada por água, mas, apenas 2% podem ser consumidas. A água é desperdiçada de maneira irracional, que poderiam e deve ser evitadas, como não demorar no banho, não lavar a calçada com água frequentemente.
Cerca de 40% da população mundial sofre com a falta de água, situação oportuna para o surgimento de doenças levando muitas pessoas a morte.
Já passou da hora da população perceber os problemas que estão acontecendo, enchentes, mudanças bruscas de temperatura, etc. O planeta está pedindo socorro, mas parece que o mundo está esperando perder para dar valor.
Eu quero beber água, e você, quer beber terra?

Falta de agua: Uma realidade sem fim ?


Todos nos sabemos que cada dia que passa a falta de água se torna uma coisa mais real em nosso cotidiano,mas isso ocorre principalmente pelo homem que não tem os cuidados necessários para que isso não aconteça.

 Isso não ocorre por falta de conscientização,por que não apenas aqui no Brasil mas sim em todo o mundo ,tem varias campanha de conscientização,palestras sobre água e também na televisão que em quase todos os dias tem comentários sobre esse poblema,mas isso acontece mesmo assim ,pode ser quando estamos escovando os dentes com tormeiras abertas ,lavando a frente de casa e muitos outras coisa,que não é necessário,agora a pergunta falta da água realidade sem fim,isso só não ira ocorrer se agente nos conscientizar e começar a economizar água.


Junior Tresso nº 22

Água Utilize Com Responsabilidade




Todo ser humano deve se conscientizar que a água é de todos e tem que ser usada com responsabilidade. Você pode afirma que tem água hoje, mas o dia de amanha como vai ser, pesquisas nos mostram que se continuar assim, vamos sofrer futuramente por a falta de água.


Pense bem nisso, atitudes no seu dia a dia poderá mudar seu futuro e de sua geração.

Você cuida de nossa água ?


Água algo tão importante para nós e nós não cuidamos dela...
Imagine daqui há dez anos o nosso planeta sem água...
Não precisa imaginar, se você cuidar bem dela...
Trate-a como se fosse um ser humano...
Pois se não fosse ela não os seres vivos não estariam vivos ainda...
Ela é fundamental em nossas vidas...
Então porque não cuidar bem dela, sem desperdício...
Pois se cada um de nós cuidar dela, como se fosse um filho...
Vai durar um bom tempo...
Pense nisso...
Use a cabeça...
Não desperdice...
Evite ficar usando ela para coisas que não é necessário fazer todos os dias...
Eu penso e cuido todo dia...
E você cuida?

By: Pedro Nº34

Nosso bem mais precioso


Em pleno século XXI , a sociedade ainda acha que a água é um bem inacabável. Infelizmente não é bem assim.
De toda a água presente no planeta, 97% estão em mares e oceanos, e apenas 1% de água doce pode ser consumida pelo homem. O Brasil obtêm o ranking mundial com relação à águas subterrâneas com o Aqüífero Guarani, que é o maior manancial de água doce do mundo.
Apesar disso, no Brasil há uma grande má distribuição desta água. Mesmo possuindo 12% da água doce do mundo algumas regiões do Brasil como o Nordeste têm apenas 3% da água de todo país, enquanto na Amazônia obtêm o índice de 70% desta água.
Mas não é só a má distribuição que nos preocupa, mais há a poluição, e o desperdício.
O ser humano não tem consciência de seus atos, acha que a água nunca irá acabar, que ela se recupera depois de ser totalmente poluída.Mas não é bem assim.
Então temos que nos conscientizar de que água um dia irá acabar, e para que isso não ocorra logo temos que cuidar muito bem dela.


Aluna: Renata Rosaneze Silvestrin

Futuro incerto

Nesse mundo em que vivemos, cada vez vem se agravando algum tipo de problema ao mundo. Mas um que vem se destacando mais e o da água, pois ele ainda poderá ser motivos de guerras, pois, muitas pessoas ficaram sem esse meio tão pernicioso, e outros não terão mais.
E não esta muito longe de se acontecer, pois em cerca de 2025 em media de 2,7 bilhões sofreram de falta de água e muitas já sofrem hoje ,pois não vem só o problema de falta de água , mais também o da poluição de tal ,com conseqüências drásticas como em media 5,3 milhões de pessoas morrem por contaminação dela .Mais não só esses problemas vem acontecendo, mais também os desmatamentos, que destrói nascentes e até mesmo colocando em risco todo o meio ambiente.
Com tudo com essa poluição e desmatamento vem trazendo a extinção do de uma forma quase irreversível ,e com isso a água encarecera e ficara muito mais difícil o acesso a ela.
Por isso todos tem que se coetisar-se o que estão fazendo as suas próprias vidas ; pensar que estamos mais próximos do fim , assim percebendo que não haverá um futura pras próximas gerações, se não darmos a atenção merecida ,não será mais uma previsão e sim uma mera realidade.



Aluna:Mariana Paschoalini

Água tem como viver sem?

Sem água não tem como viver, mas as pessoas parecem nem se importar com isso e acham que a água nunca ira acabar.
Mas elas se enganam, pois se não começarmos a preservar o mundo, mas tarde esse bem que temos hoje com tanta abundancia pode acabar e quem ira sofrer as conseqüências é nossos filhos e netos.
A água é um presente que a natureza nos da, mas se os seres humanos não cuidam e estão piorando cada vez mas a situação, a poluição está aumentando isso só nos prejudica.
É necessário que cuidemos da água, pois ela é muito importante para existência da vida, e se não tomarmos providência rápido esse ouro que é tão importante hoje, pode não existir, mas amanhã.

Aluna: Taís Moretto

Ouro líquido

Cada dia a água doce está sumindo, virando um ouro liquido.
Com 100% da água no planeta, 97% são dos oceanos,2% das geleiras e 1% de água doce.
Na nossa região, há o maior aquífero mundial que é o Guarani, mesmo tento essa preciosidade, um dia irá acabar se as pessoas não terem consciencia e preserva-la.

Ana Beatriz Nunes

Água, incerta para o nosso futuro.

Algo está errado. Um meio natural, que tem a finalidade de conceder vida a todo o ser humano, e ao mundo, está se esgotando. O único ser que seria capaz de preservá-la na íntegra, está acabando com tal liquido que daqui a algum tempo será considerado ouro, decorrente a sua falta.

Enquanto muitos têm consciência da importância desse liquido em nossa vida, outros o tratam com o maior descaso. Enquanto muitos racionam, outros desperdiçam. Se pensarmos com os olhos voltados para o futuro, talvez nossas atitudes mudariam.

Atualmente, cerca 2,7 bilhões de pessoas morrem por falta de água. Outras tantas morrem por excesso da mesma. Enchentes, desastres, tudo decorrente a um processo de desperdício e irresponsabilidade do homem.

Toda a nossa vida, toda a nossa rotina está voltada para a água. Enquanto nós, seres humanos, continuarmos a destruí-la, estaremos construindo o caminho para nosso próprio futuro repleto de desastres, mortes, e incertezas.

Algo está realmente incerto, e nós somos os únicos e verdadeiros culpados. Enquanto não tomarmos atitudes em relação à preservação da água, pessoas sofrerão e acima de tudo morrerão.


Juliana Rodrigues

Água:um bem precioso



Nos dias atuais,a água vem sendo tema de muitas discussões,devido pesquisas que indicam que a água potável vai acabar.
A terra é o único planeta do sistema solar que contém uma superfície com água,e é por esse motivo o único planeta a ter vida.A água é utilizada pelo homem para consumo próprio,para a agricultura e também para os animais,mas apenas 1% de toda a água do planeta pode ser utilizada.
O Brasil é o país com o maior recurso hídrico do planeta,e é neste país que se encontra o maior aqüífero do mundo,o Guarani.
O que mais afeta a população do planeta é a má distribuição de água,onde a maioria dos países de terceiro mundo sofrem com a escassez,como é o caso da Argélia.
O próprio ser humano polui e desperdiça a água,esquecendo que no futuro ele precisará dela.No mundo atual 5,3 milhões de pessoas morrem pela água de má qualidade que transmite doenças.
É necessário que cuidemos deste bem tão precioso afinal a água é o ouro líquido do planeta.




Brenda Patrícia Crarreto Amêndola n°05
2°B

segunda-feira, 30 de março de 2009

Água: use com responsabilidade

Atualmente, vivemos em uma sociedade onde a água é desperdiçada sem consciência de que ela pode faltar às próximas gerações. A água tem sido um dos principais assuntos em convenções e reuniões sobre ecologia, afinal ela é necessária para a vida em nosso planeta.
De toda a água existente, 97% estão presentes nos mares e oceanos, e apenas 1% de água doce pode ser consumida pelo ser humano. O Brasil possui uma posição de destaque em relação à água subterrânea: o Aquífero Guarani é o maior manancial de água doce do planeta. Apesar de todo esse manancial, nosso país sofre com a má distribuição da água, mesmo possuindo 12% da água doce do mundo, a região que mais sofre com a falta de água é o Nordeste: apenas 3% da água doce do país chegam aos habitantes, enquanto a Amazônia detém o índice de 70% de água potável.
Com o desperdício e a poluição da água, pessoas ao redor do mundo sofrem por falta de água potável. Segundo a UNICEF, a falta de água própria para o consumo é a segunda maior causa de morte de crianças com menos de cinco anos em todo o planeta.
Conscientização é o melhor meio para que a água do planeta Terra dure por muitos anos. Use-a com responsabilidade e ela não faltará aos nossos descendentes.


Aluno: Gilson Darlan

Água: até quando?


Em pleno século XXI, acredito que todos saibam que a água está pra acabar e que não vai demorar muito tempo.
Apesar de o planeta ser chamado de “Planeta Água”, ao invés de “Terra”, a quantidade de água disponível para consumo humano, ou seja, a quantidade de água potável disponível é muito pequena.
O planeta tem cerca de ¾ de água, mas apenas 3% dessa quantidade são doces. Só que ainda há outro problema com a distribuição da água, desses 3%, 2% está nas geleiras e lençóis subterrâneos, resumindo, há muita pouca água potável.
E essa situação só vai piorar, pois apesar do Brasil ter o maior aqüífero do mundo, que é o “Aquífero Guarani”, há ainda muitas pessoas que desperdiçam e não percebem, ou não querem perceber, que um dia terão que beber terra ou as próprias lágrimas pra sobreviverem um tempinho a mais.
Muitas mulheres que tem essa consciência, já não querem ter filhos, pois sabem que eles é que vão sofrer com a falta de água e por isso acabam desistindo do sonho de ser mãe!
Se o problema da água continuar, o mundo inteiro vai se envolver em uma grande disputa por ela. Bem parecida com as disputas por petróleo.
Já passou da hora de todos começarem a mudar essa situação, se cada um começar a mudar dentro de sua própria casa, já serão muitas casas mudadas e essa corrente vai aumentar e aumentar cada vez mais.

Vamos todos juntos salvar o nosso “Planeta Água” !!!!


Aluna: Bruna Brasil

Água: inseparável e insubstituível

Atualmente, vivemos em um mundo onde as pessoas disperdiçam água como se não ligassem para as futuras gerações. De toda água presente no mundo apenas 1% pode ser utilizado para o consumo humano.
Apesar disso a poluição vem aumentando de acordo com o crescimento da população, o que contribui para o disperdicio continuar tendo um elevado índice de doenças e mortes causadas pela falta de água potável. A cada vinte segundos uma criança morre por falta de água tratada no mundo.
Em nosso país a água doce chega a 12% de todo percentual no mundo. Todo esse volume de água é mal distribuido. Desse número 70% está na Amazônia, o que significa que há muita água para poucos habitantes, já no nordeste são apenas 3% do volume da água doce do Brasil.
Conclui-se que com a falta de água, várias chances de ocorrer uma guerra entre países podem acontecer, que acabaria afetando principalmente o Brasil, prejudicando a paz no mundo.


'Bruno Andrade *_*'

Será que algum dia viveremos sem a água?

Não, pois se pelo o que ja estamos passando hoje e enfrentando muitas dificuldades não só a favor da água mas outras coisas mais sobre o meio ambiente e o aquecimento global que já possui o mesmo conceito, mais ou menos no ano de 2.025 ja vamos estar enfrentando a falta de água e até la ela ja vai estar valendo muito mais que o petróleo, até 2.025 tambem cmo ela vai estar valendo muito ela sereá chamada de ouro liquido.
Se hoje com a abundancia de água que temo e que o mesmo tempo esta acabando nos não sabemos eonomizar, mas qual será o nosso destino se vivermos sem a água?

Aluna: Daiane

Sem ela ninguém existe



Ao saber que 1% apenas é a quantidade de água que podemos utilizar, nos assustamos, pensamos que á pouca água.
Se nós continuarmos a desperdiçar água dessa maneira ,ai sim, teremos que nos preocupar.
Nós, brasileiros que temos o maior aquífero do mundo, o aquífero Guarani, temos que dar exemplo. Pois, no futuro milhares de pessoas sofrerão por falta. E com essa falta os lugares que ainda encontraram água terão um tratamento muito caro.
É muito triste ficar sabendo disso. Mais temos que agradecer que ainda tem solução. E é muito simples.
Se agente começar a conscientizar o pessoal da nossa família e de pouquinho em pouquinho, irmos pedindo o apoio dos nossos vizinhos fará uma grande diferença.
E no final veremos que não foi nenhum sacrifício.
Água, a nossa maior riqueza, sem ela ninguém existe, então, não desperdice.


Gabriele Paschoalini

A água na terra está acabando? É verdade que no futuro próximo teremos uma guerra pela água?

O relatório anual das Nações Unidas faz terríveis projeções para o futuro da humanidade. A ONU prevê que em 2050 mais de 45% da população mundial não poderá contar com a porção mínima individual de água para necessidades básicas. Segundo dados estatísticos existem hoje 1,1 bilhão de pessoas praticamente sem acesso à água doce.
A partir destes dados projeta-se que a próxima guerra mundial será pela água e não pelo petróleo.
De toda a água disponível na terra 97,6% está concentrada nos oceanos. A água fresca corresponde aos 2,4% restantes. Você acha 2,4% pouco? Então veja isso: destes 2,4% somente 0,31% não estão concentrados nos pólos na forma de gelo. Resumindo: de toda a água na superfície da terra menos de 0,02% está disponível em rios e lagos na forma de água fresca pronta para consumo.
O Brasil, Rússia, China e Canadá são os países que basicamente "controlam" as reservas de água fresca mundial. A distribuição da água no Mundo é muito desigual e, uma grande parte do planeta está situada em regiões com carência de água.
O nosso país é privilegiado. Temos gigantescas reservas de água praticamente em todos os Estados. O maior aqüífero conhecido do mundo, O AQUÍFERO GUARANI, está localizado em rochas da Bacia Sedimentar do Paraná e ocupa uma área de mais de 1,2 milhões de km2.
O Brasil tem, provavelmente, as maiores reservas de água do mundo. Estas reservas estão distribuídas em todo o Território Nacional. Mais ainda é fundamental que seja monitorada a qualidade da água que penetra nos aquíferos evitando a poluição e contaminação desta água o que pode comprometer um dos maiores bens do País.

Conclusão final: A água da terra não está acabando. Mas se não tomarmos atitudes preventivas contra o desperdício isso acabará acontecendo e quem sofrerá com isso serão nossos filhos e netos.

KEDNA ZAGO

Diga não ao desperdício


A água é o bem mais importante que nós temos, quase tudo o que fazemos precisamos dela, desde a hora que acordamos até a hora de dormir.
Muita gente não pensa assim, disperdiçam água demais.Deixam a torneira aberta na hora de escovar os dentes, para lavar louça, no banho, lavando carro, calçada e etc.O consumo de água na agricultura é muito alto, e a poluição dela também, quanto mais poluição mais caro é o tratamento.
Ninguém pensa que em 2025 2,7 bilhões de pessoas sofreram com a falta de água. Temos que começar a pensar no próximo, ninguém vive sem água, sem ela daqui alguns anos vai ter mais doenças, desidratação, em fim uma vida sem vida.
Comece a pensar um pouco mais. Comece economizando água, reflita um pouco, ainda da tempo de recomeçar, diga não ao desperdício.


Aluna:Bruna Tainara

domingo, 29 de março de 2009

No veneno do egoísmo


Planeta terra, mais conhecido como Planeta azul.
Conhecido assim pela sua enorme quantidade de água
Mas seria ele assim com tanta água até 2020?
Talvez sim, Ninguém sabe afirmar.
Porém com a irracionalidade do ser humado, Já não podemos afirmar se teremos água até a proxima década.
Do que adianta parte da população se concientizar sobre o aquecimento global, sobre as castatrófes que estão acontecendo pelo mal uso da agua, e pela poluição execiva, Sendo que ninguém tem a coragem de paralizar as grandes empresas que são culpadas por maior parte da poluição, do que adianta, sendo que essas mesmas pessoas que correm atras de concientização não tem nem mesmo a coragem de sair de casa sem seu carro, sua moto, o que seria apenas um dia por mês uma população inteira andar a pé, um unico dia por mês pararem de desperdiçar água atoa. Não custaria nada, porém grande parte da sociedade apenas pensam no seu proprio bem-estar. Talvez quando essa população mundial parar e por a mão na consciência seja tarde demais.Pois não deixe de fazer amanhã o que se pode fazer hoje, cada cidadão tem o direito de ter sua cidade, seu bairro, limpo, com água. porém também tem o DEVER de conserva-lo limpo, tem o dever de não deixar grandes empresas poluirem os lagos e rios de sua cidade, Pense nisso. pois seu futuro, o futuro de seus filhos ou netos está em risco. " O mundo é um lugar perigoso de se viver, não pelas pessoas que praticam o mal, mas sim pelas pessoas que veêm o mal aconteçer e não fazem nada" (Albert Einstein).




Samira Alves dos Santos

Ouro Liquido


A água é o maior líquido existente no mundo, 97% dela se encontra nos oceanos, 2% nas geleiras e 1%nos rios e lagos.
Por existir tanta água é que nós seres humanos não acreditamos que ela possa acabar, e disperdiçamos muito, como o grande consumo desnecessario dela na agricultura,que ao inves de aumentar o fauna e a flora estão é diminuindo pela contaminação de sua fonte de alimentação alem desses o maior numero de doenças hoje vem da agua contaminada, como por exemplo, a dengue que mata tantas pessoas.
O país que mais disperdiça água é a Escosia, o mais escasso é a Argéria na Afria, onde se encontra o maior aquífero é aqui no Brasil, no nosso Brasil com o aquífero Guarani. É brasileiro será que ficaremos sem água com essa sorte imensa?
Claro, pois tambem poluimos e tambem disperdiçamos, o tiete olha como ele esta devido ao seu esgoto.Quero ver se quando chegarmos a 2025 você tera o tanto de água disponivel que tem hoje, ou se sofrerá como muitos já vem sofrendo, com a falta de agua faltará tambem seu oxigenio que é produzido cerca 70% nos oceanos que você tamtem vem degradando.
Seus filhos vão passar sede, e você sera o culpado, hoje você se refresca na piscina, amanhã não existira piscina, salario serão pagos com água, a proxima guerra sera por água ela é valiosa, é um tesouro e você ainda não se deu conta disso. Se hoje tem que beber 2 litros de agua e acha pouco, amanhã poderá beber meio e será o bastante pra no outro dia não te-la mais.


Raíssa Souza

Planeta Água ou Planeta Terra?


“Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...”

Guilherme Arantes (Planeta água)
Até quando o nosso planeta terá água com essa crise ambiental?
O mundo está cada vez pior, no qual, o grande destruidor somos nós, seres humanos, que só pensamos em grandeza, corremos atrás de crescermos financeiramente, sem ao menos importar com a nossa nova geração.
Nossa valiosa água é distribuída no mundo em 97% nos oceanos e mares, 2% em geleiras e 1% em rios, lagos e lençóis freáticos.
Dados dizem que provavelmente em 2025, 2,7 bilhões de pessoas sofrerão com a falta de água.
As conseqüências já estão se acarretando, pois há uma grande diminuição da fauna e da flora e todo o oxigênio produzido pelos oceanos, que antes eram 70%, hoje em dia essa porcentagem está cada vez mais diminuindo.
Desmatamentos, queimadas, poluição, todos grandes contribuintes para o fim da nossa preciosa água.
Nosso país é considerado um dos maiores reservatórios de água doce no mundo, a maior fonte é o aqüífero Guarani, porém esse precioso líquido é muito mal distribuído. Locais brasileiros ainda não há distribuição de água.
Provavelmente nossos filhos, netos ou até mesmo nós iremos sofrer as conseqüências, tudo isso por burrice da sociedade.
O Planeta Água está bem próximo do seu fim. Chegará um dia em que a água será extinta e só assim iremos perceber o quanto erramos com a mãe natureza.
Nós seremos só passamos a cuidar de algo, quando perdemos ele de vez.
Precisamos olhar ao nosso redor e perceber que nada é pra sempre, mas a nossa água é necessária que seja pra toda eternidade.
Somos responsáveis pelos nossos atos e devemos tomar uma séria atitude em busca de nossa vida.



ALUNA: Gabriela Luciana