segunda-feira, 30 de março de 2009

A água na terra está acabando? É verdade que no futuro próximo teremos uma guerra pela água?

O relatório anual das Nações Unidas faz terríveis projeções para o futuro da humanidade. A ONU prevê que em 2050 mais de 45% da população mundial não poderá contar com a porção mínima individual de água para necessidades básicas. Segundo dados estatísticos existem hoje 1,1 bilhão de pessoas praticamente sem acesso à água doce.
A partir destes dados projeta-se que a próxima guerra mundial será pela água e não pelo petróleo.
De toda a água disponível na terra 97,6% está concentrada nos oceanos. A água fresca corresponde aos 2,4% restantes. Você acha 2,4% pouco? Então veja isso: destes 2,4% somente 0,31% não estão concentrados nos pólos na forma de gelo. Resumindo: de toda a água na superfície da terra menos de 0,02% está disponível em rios e lagos na forma de água fresca pronta para consumo.
O Brasil, Rússia, China e Canadá são os países que basicamente "controlam" as reservas de água fresca mundial. A distribuição da água no Mundo é muito desigual e, uma grande parte do planeta está situada em regiões com carência de água.
O nosso país é privilegiado. Temos gigantescas reservas de água praticamente em todos os Estados. O maior aqüífero conhecido do mundo, O AQUÍFERO GUARANI, está localizado em rochas da Bacia Sedimentar do Paraná e ocupa uma área de mais de 1,2 milhões de km2.
O Brasil tem, provavelmente, as maiores reservas de água do mundo. Estas reservas estão distribuídas em todo o Território Nacional. Mais ainda é fundamental que seja monitorada a qualidade da água que penetra nos aquíferos evitando a poluição e contaminação desta água o que pode comprometer um dos maiores bens do País.

Conclusão final: A água da terra não está acabando. Mas se não tomarmos atitudes preventivas contra o desperdício isso acabará acontecendo e quem sofrerá com isso serão nossos filhos e netos.

KEDNA ZAGO

Nenhum comentário:

Postar um comentário