quinta-feira, 30 de abril de 2009

Sim, permaneço com meu ponto de vista

Embora todos os assuntos abordados tivermos esclarecidos, mantinho minha opinião de ser contra o aborto, com exceções. Sou a favor nos casos defendidos pelas leis jurídicas, sendo, estupro, ou se a mãe do feto sofrer risco de morte devido à gravidez, ou então no caso de incesto.
Apesar do meu ponto de vista, concordo com a idéia de que o aborto é um ato cruel, uma vida que está sendo interrompida, não descartando a possibilidade que durante o ato do aborto o feto pode sentir dores, o que infelizmente contribui, e muito, para o peso na consciência da pessoa que o cometeu.
Enfim, para que uma alegria venha ao mundo, primeiramente devemos permiti-la.

Júlio César.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Amor à vida

O aborto é um assunto muito polêmico e devido a isso temos que discutí-lo e tomar uma providência. Aborto tem dois significados: MORTE e IRRESPONSABILIDADE. Quem pratica aborto automaticamente pratica homicídio, pois esta matando, esta tirando uma vida e mesmo assim, ainda exitem milhares de pessoas que são a favor desse ato. Ninguém tem direito de tirar a vida de ninguém, principalmente quando este alguém não tem defesa alguma a si próprio. Pra mim ABORTO não é solução, e sim PROBLEMA.

Bárbara Bin

Não tire uma vida

Com campanha Aborto:Problema ou Solução?,aprofundamos o asssunto sobre o aborto e as consequencias.
No meu ponto de vista ,sou a favor do aborto no caso da mãe ter risco de vida,estrupo e insexto.Muitas mulheres infelizmente ainda cometem esse ato,pois se não querem engravidar ,deveriam usar preservativos,o que muitas pessoas não fazem e depois não querem responsabilizar pelas consequencias e acabam tirando uma vida de um bebe inocente.Não tire uma vida,deixe-a viver!
Aluna:Naiara Pacheco

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dê apenas uma chance!

Apesar de termos desenvolvido o projeto sobre o aborto. Aborto: Problema ou Solução.
A minha opinião continua sendo a mesma, me considero contra o aborto, mas com restrições que são as mesmas que o governo: anamolia, estupro e incesto.
Pois não acho justo tirar a vida de um bebê, pois ele não tem culpa dos problemas do passado.
Porém, acredito que depois que apresentamos o nosso projeto, percebi que conscientizamos muitas pessoas.
Então, dê uma chance a VIDA!

Gabriele Paschoalini

Ele não tem culpa


Como o próprio nome diz, aborto, é uma palavra muito trsite, e que muitas mulheres não pensa antes de cometer esse ato.
Se não queria engravidar, deveria ter se prevenido (exeto a caso de estrupo).
Com o trabalho realizado, pude notar que conseguimos ajudar as pessoas a formarem sua opinião.

Eu sou contra o aborto, o bebê não tem culpa, a não ser em caso de estrupo.







Aluna: Maria Angélica

DÊ UMA CHANCE À VIDA

Todo o projeto desenvolvido colocando em questão um tema tão polêmico despertou em mim e também em muitas outras pessoas, sentimentos que favorecem a preservação da vida. Nós que estamos em alguns momentos, passando por problemas ou até mesmo por momentos agradáveis, não paramos para refletir se, a nossa gravidez tivesse sido interrompida, não estaríamos presenciando nenhum minuto de nossa tão preciosa vida.
Talvez o mais absurdo não é o modo como a gravidez é interrompida, mas sim, a ignorância de cogitar a idéia de que um feto não é uma vida. Se isso não é vida, então o que somos? Se um ser indefeso não é considerado vida, então o que fazemos no planeta Terra? O ignorante é saber, que pessoas com percepções fechadas perante alguns assuntos, não se dão conta do quão grave é interromper uma gravidez. Se homicídio é um crime, com punições severas, porque o Aborto não é considerado crime, já que também é um homicídio? Com certeza, a punição não é física, mas sim psicológica para a mulher que praticou tal ato.
Abordando diversos meios de transpor para outras pessoas informações sobre o Aborto, possivelmente conseguimos construir uma opinião que seja a mais coerente possível, para a preservação da vida.


Juliana Rodrigues

Permita a vida

Foi um Trabalho muito bom que desenvolvemos a respeito do aborto,pois com ele tentamos conscientizar as pessoas quanto as consequências desse ato.Ao concluir o projeto eu tive motivos ainda mais sólidos,apresentados por meio dos vídeos,palestras,murais e cartazes, para manter minha posição contra o aborto,afinal proteger um embrião é proteger uma vida!

É interessante que muitas pessoas pensam no aborto como uma solução,porem algumas informações que foram apresentadas no projeto mostraram que a dor e culpa convivem com mulheres que abortaram, sendo assim fica a pergunta: o aborto será mesmo a solução?

Antes de pensar no aborto, pense na vida que você está gerando, pois a vida é algo realmente maravilhoso e permiti-la é ainda melhor.

Aluna:Fernanda Reatti

Por que tem que ser assim?


Não sei dizer como é triste o aborto, como pode ter gente que tem coragem de fazer uma crueldade tão grande assim!!!Tirar a chance de uma inocente criança, de conhecer a vida do lado de fora, de tirar a única chance que aquela criançinha perde por um ato sem pensar, de uma mãe desesperada, que não quer saber os riscos, de uma mãe que não pensa que fazendo aquele ato, esta tirando a vida ou melhor matando uma criança.Eu sou contra o aborto, mesmo que eu não tenha condições financeiras, ou que o pai não aceite, ou meus pais não aceitem, não importa, o que importa é a vida que vai ter dentro do meu útero, que vou alimentar de amor e carinho.

aluna: Bruna Tainara

Vidas:o bem maior!

Aborto e um assunto muito serio a se discutir, pois são muitas opiniões diferenciadas.
Com isso muitas pessoas ainda não tem a consciência de como e feito e quais são as consequências desse ato.
Mas ver a forma em que uma simples vida, um feto indefeso e retirado da barriga de sua mãe e indiscutivelmente terrível, que são: sucção, dilatação ou curetagem, dilatação ou evacuação, injeção salina fortemente hipertônica, histerotomia, pílulas RU 486, (aborto por prostaglandinas) até as caseiras (chás abortivos).
Entretanto pode se trazer muitas sequelas as mães; mais como muitas pessoas fazem isso de qualquer forma pode levar as pessoas ate mesmo a morte.
Hoje no Brasil muitos hospitais atendem mais de 1,5 milhões de pessoas por ano, no SUS (Sistema Único de saúde) por algo que tenha dado errado em abortos feitos em casa.
Entretanto a lei contra o aborto, a população nem liga porque as pessoas não são punidas devidamente,mais no nosso país só e aceito quanto tem o estrupo ,ou quando há duas vidas que corre risco de morte , ou ate mesmo o incesto.
Portanto o país não diminui sua porcentagem em abortos e sim cada vez mais vem se aumentado.
Pense bem...
Será que não é melhor ter um ser ali ao seu lado alegrando sua vida, do que a matar tal e ficar com aquilo na cabeça e ter recordações e perturbações pelo resto de sua vida!

Pois bem a vida dá varias oportunidades, mais o mais importante e saber aproveita-las.

ALUNA:Mariana Paschoalini
Através da campanha do aborto foi possível para cada um de nós alunos a reflexão sobre o tema,que por ser polêmico,gerou muitas discussões e dúvidas que foram sendo esclarecidas no decorrer da campanha.
Com ela conseguimos enxergar os problemas e as soluções,e ficou a critério de cada aluno pensar se este ato é certo ou errado.
A campanha “Aborto:problema ou solução?”ajudou nós jovens,a não cometer erros no futuro e se arrepender pelo resto de nossas vidas.



Brenda Patrícia Cararreto Amêndola n°05

A vida em suas mãos


Tem corage de fazer uma remoção de um embrião do útero.Uma vida não merece um aborto provocado de maneira fútil.

No Brasil só é permitido o aborto para salvar a vida da gestante ou em caso de estrupo.

A vida de um feto merece uma expulsão prematura do útero?

Pense na vida.


Por:Ananda Tatiane

Campanha Chocante


O Aborto,é um fato muito doloroso para uma vida inocente.Quem pratica o aborto sofre serios riscos de vida.

Um feto merece tanta dor?

A vida dele merece uma clinica ou um cytotec?

Pense nisso.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Adoreiiii!!!


Com a campanha "ABORTO: Problema ou solução?", estudamos a fundo o tema: Aborto. Com esses estudos vimos os vários lados dessa polêmica. Isso serviu pra que eu reforçasse o que eu já pensava a respeito. Sou CONTRA o aborto em quase todas as situações. Só sou a favor nos casos em que a mãe pode morrer. Nos casos de estupro, sou contra, pois de uma forma ou de outra, é uma vida que está sendo tirada.Vi que não há casos em que o aborto é permitido, mas sim em que ele não é punido. Uma coisa chocante nesse trabalho são os diversos tipos de tirar a vida de um inocente feto. Os métodos são horríveis e o estado em que o feto sai é pior ainda, realmente não sei como uma mulher tem corajem de fazer uma coisa dessas com seu "filho". E nem como um homen tem corajem de pedir pra que a mulher faça.Acho que todos, pelo menos uma vez, deveriam ver algumas imagens mostradas nos nossos trabalhos, pra que quando forem tomar uma decisão a esse respeito, nem precisem pensar duas vezes no assunto, ou melhor, que todos se previnão pra que nem precisem pensar na hipótese "ABORTO".Gostei muito de realizar esse trabalho e aprendi muito com ele. Espero que todos tenham aproveitado como eu aproveitei e que venham outros e outros temas pela frente!!

Aluna: Bruna Brasil

Valorização da Vida


Aborto é um assunto muito complicado de ser discutido, pois há dois lados da moeda, no qual cada ser humano sente-se no direito de defender sua devida opinião.
O aborto pode trazer vários riscos à mulher, como por exemplo, a síndrome pós - abortiva, a mãe logo após realizar o ato entra em uma fase depressiva, ocorrendo vários surtos e um eterno vazio por ter abortado a criança.
Há varias formas abortivas, desde as clínicas (sucção, dilatação ou curetagem, dilatação ou evacuação, injeção salina fortemente hipertônica, histerotomia, pílulas RU 486, aborto por prostaglandinas) até as caseiras (chás abortivos).
No mundo há varias discussões sobre tal assunto, onde alguns paises permitem o aborto, não permitem, enquanto outros com restrições, como é o caso do nosso país.
O Brasil estende o direito abortivo nos casos de estrupo ou quando a gestante corre riscos.
Todo ser humano deve pensar bem sobre tal assunto, pois ao realizarmos um aborto estamos matando uma vida, sem ao menos pensar que aquele feto ali, no seu útero, pode estar sentindo dor, ou até mesmo, pode estar lutando para sobreviver, apenas pra trazer um pouco de felicidade a todos.
Será que não seria mais fácil nos prevenir do que matar um ser humano?
Seria sim, mais somos muito egoístas e não pensamentos ao realizar nossos atos, ou melhor, lutamos em busca de prazer sem pensar nas conseqüências.
Se parássemos pra pensar no futuro, em nossos atos, não haveria tantas atitudes incorretas, não haveria aborto.
Prevenir é melhor do que remediar.
Ter um anjo alegrando nossas vidas, fazendo nos lutar pela sua existência, pelo seu bem estar, é melhor do matá-lo e fazê-lo sentir toda a dor do aborto.
Pense em suas atitudes, enquanto o mundo te dá oportunidade.

Aluna: Gabriela Luciana

O aborto é um tema muito relevante. Uma mulher é estuprada e resolve fazer o aborto, você acha um absurdo, pois o bebê não tem culpa de nada, mas e se fosse a sua filha? Com menos de 10 anos?
Após o trabalho desenvolvido pelos alunos, envolvendo palestras, cartazes, amadureci meu pensamento sobre o aborto. Antes eu era totalmente contra, depois do caso da menina de nove anos eu percebi que a única saída no caso dela seria o aborto.
Assim o aborto deveria ser um recurso em ultimo caso, não uma desculpa para apagar ‘deslizes’.
Camila K-HUNNA

Aborte essa idéia

Com o trabalho desenvolvido pelos alunos do 2ºB, aprofundamos nosso conhecimento sobre este assunto tão polêmico em nossa sociedade: o aborto. Continuo sendo contra esse ato que põe fim a muitas vidas inocentes, com exceção à casos como estupro ou incesto, ou quando a mãe corre risco de morte. Aborto? Aborte essa idéia, que sem dúvida é um problema e não uma solução!

Gilson Darlan ~ nº16

Vida


Depois de realizar um trabalho tão polemico sobre o aborto.
Pude ver como esse assunto tem vários tipos de opiniões tanto a favor como contra.
Todos os alunos se esforçaram bastante e o trabalho ficou muito bom, eles conseguiram passar as pessoas todas às informações. E graças a essas informações tiraram todas as duvidas que as pessoas tinham.
E eu continuo com a mesma opinião sobre o aborto, eu sou contra, pois acho que não importando quanto tempo de vida essa criança tenha e uma vida que esta se formando.
Eu só seria a favor se houvesse risco de morte com a mãe mais se não for por isso não importa se for estupro pois a criança não tem culpa desse ato tão horrível.


By: Pedro Nº.: 34

terça-feira, 14 de abril de 2009

Campanha de conscientização sobre o Aborto

É isso aí pessoal...
Parabéns pelos trabalhos realizados até o momento...
Agora, com base em todas as informações que foram coletadas durante a campanha "ABORTO: PROBLEMA OU SOLUÇÃO?", descrevam suas opiniões com relação a esse tema tão polêmico e repleto de divergências...

Caprichem..

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Desperdício exacerbado!


 A água é indispensável na vida.Tem essencial importância para os seres vivos e nos ciclos naturais.Qualquer intervenção mínima difundida,propiciam em problemas ,as vezes difíceis de se solucionar.O problema não esta na quantidade de água disponível e sim no desperdício e na má distribuição do mesmo de acordo com a necessidade de cada região.

A água ocupa 3\4 do planeta Terra, com essa enorme e desproporcional afirmativa apenas 3% de toda essa água serve de proveito para os seres vivos , ( os outros 97% são água do mar )sendo q desses 3% menos de 1% são usufruídas normalmente( os 2% estão nas geleiras ).Parecem pouco esses quase 1% , mas não é!.Os problemas com a falta de água estão ligados a outros fatores.

O desperdício e muito comum hoje na sociedade. Muitas pessoas não tem mínima noção que com o pouco q fazem contra o desperdício ajudam a distanciar problemas alarmantes .

Outra fator é o setor administrativo.A má distribuição  também ajuda nos problemas com a água.Por exemplo , o Brasil e banhado pelo aqüífero guarani, nem por isso usufrui de toda essa água proporcionalmente( quantidade população  X quantidade de água existente), enquanto outros países pelo seu pequeno numero de habitantes , recebem água ate mais do q precisam.

Enfim,lidamos com um problema  grave , mas com solução! É uma questão de conscientização da população ao desperdício, e distribuição do água pelo governo.  



Luis Guilherme nº 26

Água, Líquido da vida

No início dos tempos não existia nenhuma forma de vida, a terra sofria uma constante metamorfose e depois de algum tempo ela começou a se resfriar, a partir daí é que surge a água, e respectivamente a vida, podemos assim dizer que a água é o “líquido da vida”.
As primeiras formas de vidas eram muito simples, e podiam viver apenas na água, foi só depois de um bom tempo que esses seres vivos começaram a viver também fora da água. Milhões de anos depois é que aparece o homem, e é aí que começa um grande conflito, com o passar do tempo o homem começou a dominar bem sua mente e começou a criar suas próprias tecnologias e meios de comunicação.
E isso contribuiu muito para o desperdício de água no nosso planeta, hoje em dia a situação da água no nosso planeta é muito crítica, o volume total de água na terra é de 1,44 bilhões de quilômetros cúbicos, isso é realmente muita água, mas o grande problema é que 97% dessa água é salgada (não serve para os seres vivos), e apenas 3% dessa água é doce (serve os seres vivos), e destes 3% de água doce apenas 0,7% está disponível para nós, pois os outros 2,3% estão localizados nas geleiras e calotas polares.
Nós humanos gastamos muita água constantemente, por isso é importante ficarmos conscientes de que se não economizarmos a água, daqui a alguns anos nossos filhos ou talvez até nós já soframos com os efeitos da falta de água.
hoje em dia muitos países já sofrem com isso, e o nosso mundo também já está sofrendo essas conseqüências, uma delas é o aumento da temperatura mundial, isso está fazendo com que as geleiras se derretam e consequentemente o novel do mar está aumentando.
Por isso devemos imediatamente nos conscientizar de que se não começarmos a economizar água desde já, no futuro teremos de arcar com as terríveis consequências que virão.

Aluno: Lucas César

Recurso Vital


Considerada um ouro-liquido a água,hoje é tema de muitas discussões e palestras em todo o mundo,com a finalidade de consientizar as pessoas de que esta é um recurso esgotavel.Apesar disso muitos ainda consideram-na como um recurso abundante e inesgotavel,não tendo dimensão do maior ploblema mundial:a crise da água.As pessoas esquecem que apenas 1% da água do planeta nos está disponivel. O mundo não possuí uma boa distribuição de água, e além disso observamos um grande desperdicio e a degradação alarmante dos recursos idricos e de suas qualidades.Essa situação colaca em risco nossa existência, afinal água é sinonimo de vida,pois ela nos proporciona todas as condições vitais ao desenvolvimento. Estatisticas mostram que em 2025 cerca de 2,7 bilhões de pessoas sofrerão severa falta de água,será que é presiso esperar esse dia pra agir,bom se for assim sera tarde de mais.É presiso consientizar-se já pois o que é disperdiçado hoje, fará muita falta em um futuro não muito longe. Apesar da importância da consientização é presiso mais,é presiso ação,pequenas economias no dia-dia ao escovar os dentes,lavar a louça já fazem grande diferança.Sendo assim que cada um faça a sua parte e incentive a todos a preservação desse recurso nescesário a vida.
Aluna:Fernanda Reatti

Água: ouro líquido


HÁ UM BOM TEMPO ESTAMOS OUVINDO MUITAS FORMAS DE COMO ECONOMIZAR ÁGUA, PORQUE OS SERES HUMANOS PRECISAM DA ÁGUA PARA TUDO NA SUA VIDA, PRINCIPALMENTE PARA O SEU CONSUMO.
ATUALMENTE, HÁ 1,5 BILHÕES DE KM³ DE AGUA NO MUNDO, SENDO QUE 97% DESSAS ÁGUAS ESTAO NOS OCEANOS E NÃO SÃO PRÓPRIAS PARA O NOSSO CONSUMO; OUTROS 2% ESTÃO NAS GELEIRAS E APENAS 1% DA ÁGUA DO MUNDO ESTÁ PRÓPRIA PARA O NOSSO CONSUMO, E ELAS ESTÃO NOS RIOS, LENÇOIS FREÁTICOS E LAGOS.
O PAÍS QUE MAIS COLOBORA PARA O ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO MUNDO É O BRASIL, QUE TEM O MAIOR AQUÍFERO DO MUNDO QUE É O AQUÍFERO GUARANI. AO INVERSO DO BRASIL, A ESCÓCIA É O PAIS QUE MAIS DESPERDIÇA ÁGUA NO MUNDO, E ISSO ACABA OCASIONANDO SÉRIOS RISCOS A FAUNA E A FLORA.
ESTUDOS DISSERAM QUE PROVAVELMENTE NO ANO DE 2050, 2,7 BILHÕES DE PESSOAS SOFRERÃO PELA FALTA DE ÁGUA. POR ISSO DEVEMOS CONTRIBUIR PARA QUE OS NOSSOS FILHOS E NETOS NÃO PRECISEM BEBER AS SUAS PRÓPRIAS LÁGRIMAS PARA SACIAR A SUA SEDE. ENTÃO DEVEMOS CONTRIBUIR PARA QUE A ÁGUA NÃO ACABE; NÓS DEVEMOS FECHAR AS TORNEIRAS QUANDO ESTAMOS ESCOVANDO OS DENTES, NAO LAVAR OS CARROS E AS CALÇADAS TODOS OS DIAS , NÃO DEMORAR MUITO NO BANHO E PRINCIPALMENTE NAO POLUIR OS RIOS.
POR ISSO, DEVEMOS NOS CONSCIENTIZAR E INFORMAR AS PESSOAS SOBRE O QUE ESTÁ ACONTECENDO E COMO NÓS PODEMOS EVITAR ISSO E COMO NÃO DESPERDIÇAR ÁGUA PARA QUE NÓS POSSAMOS VIVER COM MUITA SAÚDE E NOSSOS FILHOS TAMBÉM.

aluno: Marcos Pivatto
ÁGUA: LIQUIDO VITAL!

A água é, sem dúvida, o mais comum e mais importante de todos os compostos. Graças às propriedades da água, a vida foi capaz de surgir e se desenvolver em nosso planeta.
O estoque total de água no planeta é de 1,5 Bilhões de km². e com esse incrível volume de água que cobre o nosso planeta pode leva a ilusão de que se trata de um bem abundante e inesgotável, o que evidentemente não é
A distribuição da água hoje em dia e mais do que irregular, pois o número de pessoas com problemas por cauda da água aumenta cada dia mais, hoje já tem mais de 5,3 milhões de pessoas mortas por carência de água
O Brasil é um dos países que se destacam por causa que é ele que tem o posto de maior reservatória de água do mundo , enquanto muitos países sofre com a carência de água ou de má qualidade
Mais além desse problema como a má distribuição existe um que todos nos ouvimos falar todos os dias que é o DESPERDICIO!
O desperdício de água é uma coisa já bem comum! Por que todos nos temos costumes “feios” como lavar calçadas, escovar os dentes com torneira aberta lava roupa varias vezes na semana e outros que poderá prejudica toda a sociedade futuramente.
Quando o ser humano faz mal uso desse bem natural como esta fazendo vemos varias tragédias acontecer freqüentemente como esta acontecendo nos dias de hoje.
Por isso temos que proteger esse bem e tomar uma decisão urgente porque o planeta Terra pede socorro! E os únicos que pode ajuda é a gente!

Aluna: Ligia Maranini ;*


Conscientização pela água


No mundo de hoje,cada dia mais a água diminui.É água potável que é a utilização do nosso viver,e parte da população está fazendo que no passar dos anos acabe,não pode acontecer.

Sobrevivência depende dela,em 2025- 2,7 bilhões de pessoas sofreram com a falta de HzO.O disperdicío é maior a cada dia.Muitos dizem que é descaso que ela não vai falta nunca.

Se só pensarmos no futuro sem fazer a diferença,nossos pensamentos serão invalidos,pois temos que pensa de forma clara,cuidar e preservar o meio ambiente.

Enquanto temos água,utilize com moderação,isso faz toda a diferença.
Aluna:Ananda Tatiane 2ºB

Que simbolize vida para sempre


Água...
tem palavra mais significativa do que essa ?
Todos sabemos que água simboliza vida, certo? Mas, o que simbolizaria a morte então?
Você pode não imaginar mas a água tambem simboliza morte.
Ela simboliza morte quando rios, lagos e represas estão secos, quando a natureza em
resposta de tudo que o homem esta fazendo provoca inundações ou enchentes e principalmente
quando o homem faz mal uso deste bem tão precioso.
A água é a principal característica da Terra e essencial para a existencia da vida,é um recurso
natural de valor inestimável.
Na Terra há cerca de 1.360.000.000 km³ de água. 1.320.000.000 km³ (97%) são água do mar,
40.000.000 km³ (3%) são água doce, 25.000.000 km³ (1,8%) como gelo, 13.000.000 km³ (0,96%)
como água subterrânea, 250.000 km³ (0,02%) em lagos e rios, 13.000 km³ (0,001%) como vapor de água.
Pode parecer muita água, mas não podemos nos esquecer que a população a cada dia que passa aumenta
cada vez mais e a má destribuição de água no mundo também é significativo, alguns lugares desertos
e outros com aguá abundante.
O papel de cada um de nós é colaborar com a água. Como? Simples, é só tomar duchas rápidas ao invés de
banhos demorados, manter a torneira fechada enquanto se lava o corpo, o cabelo, a louça ou escova os
dentes e principalmente não poluir os rios.
Desse jeito a água continuará simbolizando vida ao invés de morte e também estaremos protegendo assim
este recurso essencial à vida.

Sim, o desperdício vem sendo alto, e a utilização, por vez, desnecessária.

O planeta Terra é o único em que se encontra água no estado líquido. Sendo assim, ¾ partes da superfície terrestres são compostas de água, porém a maior parte não está disponível para o consumo humano.
Todavia, 97% desse todo é água salgada, encontrada nos oceanos, mares, 2% concentradas nas geleiras, inacessíveis para o nosso uso, restando 1% de água doce para nosso consumo, que para nossa surpresa, desse 1% acessível, 97% estão armazenadas em fontes subterrâneas, assim sobrando 3% nos lagos, rios, etc.
É importante lembrar que, o Brasil possui uma das maiores bacias hídricas do mundo, possuindo ainda a maior reserva de água doce subterrânea, o Aqüífero Guarani, contando com 1,2 milhão km².
Enfim, a questão não é a escassez da água, pois água é “o que não nos falta”. A questão é o consumo da água pelo seres humanos, que atualmente está sendo incontrolável e por vez, desnecessário em algumas partes.
O desperdício da água vem sendo alto de uns tempos para hoje. O ser humano necessita da água para tudo, afinal é como se a água fosse um tronco que da origem a todos os bens necessitados por nós atualmente.
Portanto, antes de querermos provocar uma reflexão sobre o desperdício da água no mundo, primeiramente temos que começar a mudar nós mesmos, de que forma? Não desperdiçando a água, não utilizando com algo desnecessário, pois é dando exemplos que aprendemos. Afinal, não queremos que aconteça um desastre ainda maior para que nos demos em conta que uma medida precisa ser tomada.

Júlio César.

Sabor da Água

Dizem que a água não tem sabor, mais eu não concordo com isso. A água tem muitos sabores, e para cada pessoa tem um sabor diferente.
Sabor de vida, alegria, lazer, paz, esses só são alguns dos sabores da água. Em cada lugar do mundo ela se tem um tipo de importância. Sinal de vida para as plantas, e plantações, lazer e alegria para as famílias e principalmente para as crianças, paz nos lugares que passam dificuldades por falta desse bem da humanidade que corre sérios riscos de se acabar.
Um mundo sem água seria impossível de se sobreviver, no momento em que começa a chover é como se fosse um momento mágico da natureza, muitas pessoas reclamam por causa da chuva mais não te em noção das pessoas que passam necessidade por causa dela.


Nadia da Silva

Preservar é preciso

Infelizmente no mundo em que vivemos hoje temos um grave problema que pode prejudicar nossos filhos ou netos. A futura falta de água no planeta terra.
Muita gente que tem acesso a pouca informação pensa da seguinte forma: “Se o planeta tem muita água e a quantidade de água pouco varia, por que a gente tem de se preocupar em economizar água?” Por 2 razões.
Primeira: só 1% da quantidade de água na terra é de beber. Cerca de 97% da água do planeta é salgada, descontando também a água congelada dos pólos, o que sobra para matar nossa sede? Menos de 1%.
Segunda: a água potável nem sempre esta onde estão as pessoas.
Esta má utilização da água ocorre por falta de informações que poderiam ajudar as pessoas a se conscientizarem e estarem à parte quando o assunto é falta de água no planeta terra.
Muitas pessoas, principalmente as de mais idade, lavam a calçada de suas residências um dia sim outro não, sem necessidade e muitas não fazem nem idéia que a cada 15 minutos são desperdiçados 279 litros de água. Se a pessoa quer sempre “limpinha” sua casa pode muito bem varrer e lavar a calçada uma vez ao mês.
Podemos ajudar a poupar nossa água economizando na hora de tomar banho, lavar a louça, lavar o carro, escovar os dentes e também apagar as luzes dos cômodos em que você não precisa de luz, pois 90% da eletricidade de nosso planeta são geradas pelas forças das águas, pois economizar eletricidade é também economizar água.
Com o passar do tempo a água vai se tornar um privilégio para poucos, e com isso ocasionando brigas e mais brigas. Já imaginou se há algumas décadas a água seja a grande causadora da guerra mundial? Isso infelizmente não esta longe de acontecer, pois a água em alguns luares já esta sendo chamada de Ouro.
Compreender que somos filhos da terra e das águas é muito importante para reforçar o sentimento de gratidão e de cuidados para com a natureza.
Na próxima vez que você andar na chuva, para e pense: um pouco de água que cai sobre você já circulou pelo sangue dos dinossauros e estava nas lagrimas de crianças que viveram a milhares de anos atrás.

Isabela Cristina de Souza Silva

Preservar é preciso



Infelizmente no mundo em que vivemos hoje temos um grave problema que pode prejudicar nossos filhos ou netos. A futura falta de água no planeta terra.
Muita gente que tem acesso a pouca informação pensa da seguinte forma: “Se o planeta tem muita água e a quantidade de água pouco varia, por que a gente tem de se preocupar em economizar água?” Por 2 razões.
Primeira: só 1% da quantidade de água na terra é de beber. Cerca de 97% da água do planeta é salgada, descontando também a água congelada dos pólos, o que sobra para matar nossa sede? Menos de 1%.
Segunda: a água potável nem sempre esta onde estão as pessoas.
Esta má utilização da água ocorre por falta de informações que poderiam ajudar as pessoas a se conscientizarem e estarem à parte quando o assunto é falta de água no planeta terra.
Muitas pessoas, principalmente as de mais idade, lavam a calçada de suas residências um dia sim outro não, sem necessidade e muitas não fazem nem idéia que a cada 15 minutos são desperdiçados 279 litros de água. Se a pessoa quer sempre “limpinha” sua casa pode muito bem varrer e lavar a calçada uma vez ao mês.
Podemos ajudar a poupar nossa água economizando na hora de tomar banho, lavar a louça, lavar o carro, escovar os dentes e também apagar as luzes dos cômodos em que você não precisa de luz, pois 90% da eletricidade de nosso planeta são geradas pelas forças das águas, pois economizar eletricidade é também economizar água.
Com o passar do tempo a água vai se tornar um privilégio para poucos, e com isso ocasionando brigas e mais brigas. Já imaginou se há algumas décadas a água seja a grande causadora da guerra mundial? Isso infelizmente não esta longe de acontecer, pois a água em alguns luares já esta sendo chamada de Ouro.
Compreender que somos filhos da terra e das águas é muito importante para reforçar o sentimento de gratidão e de cuidados para com a natureza.
Na próxima vez que você andar na chuva, para e pense: um pouco de água que cai sobre você já circulou pelo sangue dos dinossauros e estava nas lagrimas de crianças que viveram a milhares de anos atrás.
Isabela Cristina de Souza Silva

Preserve a água


A água é muito importante pra vida,sem ela não existe vida. Mas com o passar do tempo um grave problema surgiu: a água esta sendo muito poluida e dispediçada, e como isso muitas pessoas irá sofrer daqui alguns anos.

O país mais escasso em água é a Angéria, e o que mas desperdiça água é a Escósia.

97% da água é do oceano, e cerca de 40% da população mundial sofre com a falta de água.

Em 2025 2,7 bilhões de pessoas sofre por falta de água , e em cerca de 5,3 milhões de pessoas morrem pela desitratação, e de água limpa.

Hoje em dia água é muito desvalorizada, pois ela é disperdiçada lavando calçadas,escovando os dentes com a torneira aberta,etc.

E com isso cada ano que se passa a falta de água aumenta, e o número de mortes também.

Mas se quizermos continua tomando água limpa, em vez de terra, teríamos que começar ,cada um fazer sua parte " economizando".Pense nos próximos!




Aluna:Maria Angélica